Agenda, Santos(as) e Bem-aventurados deste dia 11 de setembro
Agenda deste dia 11 de setembro
Visita Pastoral do Papa Bento XVI a Ancona (cento-leste da Itália) onde preside o encerramento do 25º Congresso Eucarístico Italiano.
Alemanha: Dez anos depois dos atentados de 11 de setembro, líderes das maiores religiões, chefes de Estado e homens do mundo da cultura têm encontro marcado em Munique de 11 a 13 de setembro para o “Meeting inter-religioso para a paz” convocado pela Comunidade de Santo Egídio e pelo Cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique. “O espírito de Assis chegará a Munique” – explicou o arcebispo. Já deram sua adesão personalidades religiosas e políticas de mais de 60 países. O encontro será aberto pelo presidente Christian Wulff; a chanceler Angela Merkel tomará a palavra no dia seguinte, e seguirão pronunciamentos de vários expoentes. Estes mesmos líderes vão se encontrar um mês depois, em 27 de outubro, com Bento XVI em Assis, no 25º aniversário do histórico encontro inter-religioso promovido por João Paulo II.
Santas(os) e Bem-aventuradas(os) deste dia 11 de setembro
Santo Adélfio de Remiremont (França), abade
São Daniel de Bangor, bispo da Ilha de Bardsey (Grão Bretanha), séc. V
Santo Elias de Réggio, chamado o Espeleota, monge da região italiana da Calábria (Réggio Calábria, 865 – Melicuccà, Réggio Calábria, 960). Tornou-se monge por volta do ano 880; realizou peregrinações pela Sicília e pela Calábria e vivia em grutas. Dele chegou a te nós a Vida escrita pelo discípulo Ciríaco.
Santos Félix e Regra, irmãos mártires do III séc., padroeiros de Zurique (Suíça), provavelmente soldados pertencentes à legião tebeia. Segundo alguns se trataria de mártires africanos cujas relíquias foram levadas até Zurique. Por volta de 1200 a tradição acrescentou a eles como mártir também santo Esuperâncio.
São João Gabriel Perboyre
João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty, na diocese de Cahors, França, numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. Foi o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai. Mas o menino era muito piedoso, demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim, aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregação da missão fundada por são Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem. Depois, também, duas de suas irmãs ingressaram na Congregação das Filhas da Caridade. Outra irmã, logo após entrar para as carmelitas, adoeceu e morreu. João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, padre Clet fora martirizado. Em 1832, seu irmão, padre Luís, foi designado para lá. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar às Missões na China. Foi assim que João Gabriel pediu para substituí-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, estava em Macau, deixando assim registrado: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé. Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840. Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.
São Leudino de Toul (França), bispo
São Martiniano, mártir tebeu, séc. IV
Santos Mateus e Gusmeu, mártires no norte da Itália, início do séc. IV
São Pafúncio, bispo egípcio (280 – 335). Discípulos de santo Antônio, bispo da região da Tebaida, foi torturado durante a perseguição de Galério. Participou do primeiro Concílio de Nicéia, quando foi condenada a heresia ariana.
São Paciente de Lyon (França), bispo, + 480
Santos Proto e Jacinto, mártires de Roma, séc. III
São Sacerdote de Lyon (França), bispo
Santa Esperandeia, religiosa, Gúbbio (centro da Itália), 1216 – 11 de setembro de 1276
Santos Vicente, Ramiro e companheiros, mártires, + León (Espanha), séc. VI
Bem-aventurados deste dia
Baldassar Velasquez, mártir mercedário, + La Muela (Zaragoza, Espanha), 1588
Boaventura de Barcelona (Miguel Bautista Gran), franciscano, Riudoms, Espanha, 24 de novembro de 1620 - Roma, 11 de setembro de 1684
Francisco João Bonifácio, sacerdote e mártir, Piran, Eslovênia, 7 de setembro de 1912 - Krasica, Cráacia, 11 de setembro de 1946
Francisco Mayaudon, mártir, + Rochefort, durante a Revolução Francesa
Gaspar Koteda, Francisco Takeya e Pedro Shichiemon, mártires, + Nagasaki, Japão, 11 de setembro de 1622
José Maria Segura Penades, sacerdote e mártir, + Genovés (Valência, Espanha), 11 de setembro de 1936
Ludovico IV, langrávio de Turíngia (Alemanha), 28 de outubro de 1200 – Ótranto (sul da Itália), 11 de setembro de 1227
Pedro de Alcântara (Lourenço) Villanueva Larrayoz, mártir, + Barcelona (Espanha), 11 de setembro de 1936